Arivaldo Ribas Lopes (Ary), professor com mais de 50 anos de prática do karate-do. Formado pela Faculdade de Educação Física de Santos – FEFIS/85, Registro MEC 8127/93 – LP, com formação e especialização nas áreas da Educação e Práticas Desportivas. CREF 4326-G/SP.
Toda história tem um início...
Em março de 1973, após assistir uma aula de karate-do, fiquei encantado com o treinamento e acabei fazendo matrícula na Associação Okinawa Shorin Ryu de Karate-do, do professor Yoshihide Shinzato, 8° Dan na época.
No karate-do Shorin tive dois excelentes professores, Sensei Shinzato e Sensei Masahiro, que me guiaram nos primeiros passos nessa arte marcial, bem como me deram uma base sólida que muito me ajudou nessa caminhada.
Dando continuidade pela busca de conhecimentos, em 1982 conheci o Sensei Yasuyuki Sasaki, professor da disciplina do karate-do Shotokan da USP e instrutor-chefe da academia Lembukan em São Paulo.
Essa mudança da escola Shorin para escola Shotokan, transcorreu normalmente e, desde essa época, continuo na escola Shotokan, a qual me identifiquei. Em 1982/1983 fomos os pioneiros do ensino do karate-do Shotokan em Santos. O nosso dojo Shudokan é uma escola de karate-do shotokan tradicional. Não somos contra a competição, mas nosso trabalho é focado no desenvolvimento do SER.
Acredito que ser Sensei de arte marcial não é simplesmente ensinar a dar socos e chutes. Há a necessidade de estar atualizado e ter conhecimentos na área da pedagogia, da fisiologia do exercício, da metodologia do treinamento entre outras, bem como participar de clínicas e cursos, aprimorando os conhecimentos técnicos. Deve incutir em seus alunos um modo de vida saudável.
Promover uma experiência de vida, sem deixar de respeitar cada individualidade e assim se tornar um ser melhor
Estabelecer a união entre corpo e mente, na busca de um novo ser,
no qual espírito e técnica são um só
Aprender mais sobre os principais valores, por meio do estudo do Budo,
a fim de estarmos aptos a estabelecer relações saudáveis e a reverência
ao meio ambiente