Movimento de base
A posição no Karate-do é tão importante quanto a defesa, porque ela que dá a estabilidade aos movimentos de ataque e defesa.
Conforme você evolui no karate-do, com a prática e o estudo do Budo, consegue entender a situação de perigo, tomar consciência corporal e calcular melhor o golpe. O golpe não deve ser a sua arma, mas, sim, sua melhor defesa. Você pode combinar movimentos de pernas e braços, mas é necessário muita disciplina, técnica e força de vontade. E não para por aqui.
Oss
Sensei Ary
Foto: Itália, Verona
Afiando a Espada
Você já afiou sua espada?
Através do treinamento árduo afiamos nossas espadas com a intenção de mantê-la em nossa bainha, pois seu uso deve ser apenas em último caso.
O golpe Gyaku Zuki, conhecido como o soco invertido, aplicado com o braço oposto a perna que está avançada, faz-nos tirar a nossa espada fora da bainha a fim de aniquilar o adversário.
Lembremos que ao lançarmos um golpe de karate-do, com toda a nossa energia, não podemos freá-lo no caminho, ele não tem volta - temos que pensar antes de tomarmos uma atitude.
Assim é na vida. Depois que você toma uma decisão deve aceitar as consequências, pois não só atinge o alvo, mas a si mesmo.
O objetivo das artes marciais não é causar danos ao nosso adversário, mas sim por meio da prática física e mental, nos levar a pensar, adquirir confiança e autocontrole em nossas ações. .
Muitas vezes afiamos nossa espada e a retiramos da bainha sem pensar nas consequências.
A meta não é apenas vencer, mas harmonizar o consciente com o inconsciente, transcender, através da percepção de nosso corpo aprendendo a controlar nossos impulsos.
Oss
Sensei Ary
Foto: Sensei Ary no Curso de Instrutores da Escola De karate do Brasil SP.