Literalmente falando, karate-do significa “o caminho das mãos vazias”. Podemos afirmar que é um sistema eficiente de autodefesa, mas não é só isso. O karate-do é uma ferramenta de transformação biopsicossocial, e através da junção dos conceitos, shin gi tai (espirito, técnica e corpo) aprendemos a superar nossas dificuldades diárias. É a arte de vencer sem lutar...É modo de vida.
A escolha por determinada “arte marcial” e/ou qualquer atividade esportiva é algo muito pessoal. Referindo-se ao karate-do, que é a arte marcial que pratico à aproximadamente 47 anos, posso afiançar que por meio da prática do kihon (estudo da mecânica dos movimentos), kata (formas de ataque e defesa com inimigos imaginários) e kumite (treinamento de luta em que consiste; gohon kumite, ippon kumite, jyu ippon kumite e jyu kumite), o praticante aprende a desenvolver uma consciência corporal e também suas potencialidades.
Tem um ditado que diz, “Que o bom médico é aquele que acerta com a gente”. A busca por um sensei, segue a mesma regra, porém devemos:
a) Pesquisar o currículo oculto do sensei, além da sua graduação, pós graduação etc, e o seu conhecimento sobre karate-do - o que o diferencia de um imitador de movimentos.
b) Saber qual a sua metodologia de aula, e quais seus valores.
c) Conhecer as instalações do dojo (espaço para treino, limpeza etc).
d) A empatia que você tem pelo Sensei.
Feito isso e você se decidiu por se matricular...bom treino.
Shudokan é o nome do nosso dojo. Foi escolhido pelo Sensei Yasuiki Sasaki, após uma conversa com ele. O nome/objetivo de nosso dojo significa “A escola que leva ao caminho do aperfeiçoamento”.
Os alunos do mestre Gichin Funakoshi (considerado o pai do karate-do moderno - 1868-1957), para homenagearem o mestre, deram o nome ao dojo recentemente construído de “SHOTOKAN”, que era o pseudônimo que o mestre usava para assinar seus poemas e o seu significado era “Pinheiros balançando ao vento”. Hoje o Shotokan é conhecido como uma escola ou estilo de karate-do.
O karate-do não tem limite de idade. O karate-do é uma ferramenta social, de inclusão e também superação, por isso se faz necessário que o professor tenha uma boa formação/graduação para lidar com a diversidade.
O karate-do na realidade trabalha com o sistema de “kyu” e “dan”; estágios de aprendizagem. Devido à dificuldade de identificar, hierarquicamente os alunos, passaram a adotar o sistema do mestre Kawashi do judô que introduziu o sistema de cores.
Seguimos a regra de conduta do karate-do: Esforço, dedicação, respeito, auto controle e caráter.
Trabalhamos com os 4 pilares da educação: Saber, Fazer, Conviver e Ser, cidadão!
Segundo a tradição japonesa “DOJO” significa sala de iluminação, local onde se pratica o caminho (DO). O propósito de um dojo tradicional é diferente de uma academia, em seus aspectos de aprendizagem. No dojo, aprendemos com a prática regular a compreensão dos fenômenos da vida social e das mudanças que dela ocorrem. Na academia, temos como meta apenas o culto do corpo e a superação física.